O PROPÓSITO DO MEU TRABALHO


                                                                   

Mudança é a chave que lhe abrirá todas as portas, mudar seu coração e sua mente em um propósito de vida relacionando-se com a natureza, com certeza a beleza ressurgirá em sua vida.
Você parou para se observar hoje?
Esteja pronto para o novo. Quem realmente você é?
A objetividade das respostas, direcionam projetos, mas para que você possa realizar o que realmente é importante, mudanças internas precisam ser feitas.
A Homeopatia é hoje um sistema de interferência praticado em quase todo o mundo. Depois de quase virtualmente ela desaparecer no meio do século XX, ela hoje está sendo reconhecida como uma das estratégias para enfrentar as crises paradigmáticas que se avizinham da medicina.
Ao que me parece a evolução tecnológica da medicina nunca esteve tão articulada, descobriu-se mais sobre o funcionamento do corpo humano nos últimos vinte anos do que em toda a história da medicina. Sim, isso é um fato e é inegável. Mas o “plus” tecnológico infelizmente não veio acompanhado de um saber antropológico, aquele que ensina a tratar com o objeto da medicina: o humano. Nesse caso, A homeopatia possui algo que a tecnologia ajudou a dissipar com sua natural expansão e hegemonia, com o mais importante critério norteador da medicina. Nossa fé parece ter migrado para a ciência e esta “fé tecnológica” comanda as pesquisas!
A homeopatia pode colaborar para humanizar a medicina.
A humanização da medicina não se resume, portanto, a tratar o indivíduo de “ forma mais humana”. A humanização da medicina há muito deixou de ser um luxo, ela é um mister para sua realização plena. Somente a apreensão completa do homem pode produzir uma aliança racional entre a técnica contemporânea e a medicina antropológica. Não chamaria de ingenuidade, mas uma dose temperada de otimismo e determinação. A ciência não pode dar outros passos tecnológicos se não estiverem compromissados com sua função ética, que comporte a extensa variedade das manifestações humanas.Não só ela. A bioética faz parte de uma compreensão muitíssimo mais ampla que é o destino que o homem dá à sua compreensão de história e de progresso. Sem uma moral ou ética direcionando este desenvolvimento, passaremos ainda muito tempo dentro de uma “cabeça científica” que não possui sensibilidade para capturar a dimensão histórico-social de quais são as necessidades reais das pessoas.
Falo de uma ciência que se justifica em produzir sem permitir que se conheçam suas motivações e responsabilidades. Dentre estas, uma responsabilidade fundamental que é entender que quaisquer avanços devem render benefícios às pessoas e as comunidades. Falo de passar do “como” ao “por que?”. Falo de dar significado à investigação e este é o primeiro passo para tornar a medicina verdadeiramente social e compreensiva.
A homeopatia busca uma síntese: A do Homem Completo.
Completo no sentido de uma totalidade compreensível. Este é um passo importante no campo da prevenção e na delimitação das etapas entre o adoecimento e o aparecimento da moléstia propriamente dita. E é um passo ainda maior para elaborar uma política de prevenção realmente consistente para as pessoas, os únicos componentes reais, individuais da sociedade.
A Homeopatia valoriza a visão de saúde da comunidade e considera o homem em seu meio na interação endógeno (meio externo) / exógeno (ambiente), podendo oferecer aos usuários de sua metodologia uma nova visão da saúde para o coletivo.
Uma saúde para a coletividade que seja, também, baseada em uma percepção de que além dos aspectos macroestruturais de saneamento ambiental e da correção das distorções sociais, sendo necessário investir, e até mesmo centrar as preocupações, no sujeito particular que participa e que é o principal protagonista desta história. É preciso pensar numa medicina do sujeito.
Comece agora pensando por si próprio. Você é realmente feliz? Faz o que gosta?
O propósito de meu trabalho é visar à qualidade de vida, num sentido pleno e total de nossa existência.
Saiba investir em você e criar novas oportunidades de crescimento com um conhecimento de si mesmo!

Patricia Jorge Alves
Terapeuta Homeopata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTITUTO CULTURAL IMHOTEP